sábado, 25 de junho de 2016

Novo Código de Ética e Disciplina da OAB.

 

         Em setembro de 2016 entra em vigor o Novo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil.

         A palavra ética tem diferentes sentidos e sinceramente é banalizada em várias áreas e épocas, as pessoas parecem desconhecer o real significado do termo ética e do que vem a ser ético.

         Muitos clientes preferem um advogado que produz resultados ou cobre barato, sem se ater para os princípios éticos daquele profissional.

         A ética é fundamental para o Direito, inclusive quando eu me formei fez parte da grade curricular na minha faculdade.

         Trata-se do sentimento da necessidade de se buscar o justo e o Direito nada mais é do que o conjunto de conceitos e normas desenvolvido e organizados para dar efetividade à realização do justo.

         Porém, temos que a ética antecede o Direito e este sem ética é um paradoxo e a ética sem o Direito por sua vez nada mais é que uma incompletude.

         Ser ético é saber inclusive sobre este novo instrumento da advocacia, porém, muitos advogados o desconhecem.

         O novo Código trata de assuntos de observância aos advogados, honorários destes, publicidade na advocacia, prescrição no processo administrativo da OAB, ética profissional, inovações desta, sigilo e inviolabilidade de informações, assuntos de suma importância que todos os profissionais do Direito devem saber, e não só isto, mas principalmente praticá-los.

         Vamos ficar atentos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário