sábado, 8 de abril de 2017

UM POUCO SOBRE MIM!


Sério, nunca imaginei que expor a vida de advogado, no caso a minha fosse gerar tantos pré-julgamentos sem nem que a pessoa te conhecesse pessoalmente ou soubesse de sua história.
Bom, então eu resolvi contar um pouquinho. Eu sou advogado desde 2003, me formei em 2001, ou seja, prestei o exame da OAB algumas vezes até conseguir passar.
No primeiro ano da faculdade, em meados de 1997 comecei a fazer estágio com um Juiz aposentado, e eu fazia de tudo, mas minha tarefa principal era ficar sentado digitando todas as peças processuais e textos que ele escrevia e com isso eu aprendi muito, desde a formatação até a matéria em si, pois cada pergunta era uma palestra a parte que recebia e obviamente eu era um excelente aluno na faculdade graças à tudo que aprendi com ele.
Pois bem, me formei em 2001 e neste mesmo ano deixei de trabalhar com ele e fui ser assistente jurídico de uma perita judicial contábil e comecei a ver o Direito de outro lado, ou seja, Autor, Réu e Juiz, com isso também aprendi muito, pois fiquei trabalhando com ela por quase sete anos, e foi quando surgiu a vontade de ser Juiz.
Passei na OAB em 2003, fui reprovado no fatídico exame por três vezes e na quarta passei direto, ainda peguei a entrada em vigor do Novo Código Civil na época e fiz prova prática de Direito Civil, porque eu gosto de desafios. Ao passar na OAB, eu fui convidado a integrar um escritório com mais três novos amigos, trabalhava com eles na parte da manhã e na parte da tarde com a Perita, com isso, aprendi ainda mais.
Depois eu sai deste escritório e da Perita e fui trabalhar em escritórios de contencioso de massa, aonde fiquei durante praticamente até os dias de hoje, pulando um pouco essa parte, fui audiêncista (só fazia audiências), fui advogado interno e também coordenador de correspondentes a nível nacional.
Atualmente minha principal função é a de ser correspondente jurídico e advogado autônomo.
Paralelo a tudo isso, durante uma época eu fazia trabalho voluntário em uma Igreja Católica, aonde eu ia todos os sábados a tarde prestar atendimento jurídico gratuito e ajudei muitas pessoas, pois não apenas orientava, mas entrava com a ação mesmo. Também fui síndico do prédio que eu morava nesta época e cumulava a função de advogado do condomínio, assim aprendi mais sobre esse ramo.
Ou seja, sou advogado desde 2003, e quando estava trabalhando de audiêncista, resolvi criar a página Vida de Advogado, para contar um pouco do dia a dia do advogado, uma página voltada mais ao humor e ironia, aonde mostro não apenas o lado bom, mas também a dureza que alguns advogados passam.
Não sei se já viram alguns vídeos meus no canal do Youtube, sim, virei Youtuber, como por exemplo o que eu falo de ter conseguido liminar para algumas pessoas, dos trabalhos voluntários que eu faço e como é gratificante, depois dá uma olhadinha se ainda não viu.
Eu amo o que faço e inclusive por isso ainda não deixei a profissão, me esforcei para chegar aonde cheguei e acredito que o sucesso da página é até um reflexo disso. Conto na página as experiências que passo, porém, geralmente conto as coisas mais cômicas e engraçadas e mostro a realidade que passamos dia a dia no Fórum.
Em nenhum momento eu critiquei o ramo do Direito, a matéria do Direito ou a advocacia, muito pelo contrário, estou em busca de sempre me atualizar e melhorar, por exemplo, já prestei a magistratura algumas vezes, e outros concursos também. Porém, pessoas que me conhecem pessoalmente e o meu trabalho, acham que sou um excelente advogado e estou na profissão correta e nela devo ficar.
O fato de eu brincar, reclamar, contar o lado ruim e chato da advocacia, não significa que eu não goste da profissão - sempre fui reclamão - e fico incomodado quando alguém faz pré-julgamentos ao meu respeito sem sequer me conhecer pessoalmente.
De qualquer forma, agradeço os comentários e deixo aqui registrado um resuminho sobre a minha história até os dias atuais e me comprometo a fazer posts mais do tipo "ursinhos carinhosos", mostrando o lado cut cut do Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário